Sobre o Projeto

100 Moments with DANBO

projeto fotográfico
DANBO origem 
Se você não conhece esse pequeno e simpático personagem, será um prazer falar um pouco sobre ele. Seu nome é Danboard ou simplificando “Danbo”. Ele na verdade é um robô de papelão personagem do mangá Yotsuba&! de Kiyohiko Azuma, a mesma autora de Azumanga Daioh. O mangá Yotsuba&!, conta as aventuras da vida cotidiana da pequena Yotsuba Koiwai e sua família.

No capitulo 28 do quinto volume do mangá, Yotsuba e sua irmã Ena Ayase, visitam sua amiga Miura Hayasaka que estava vestindo e testando sua roupa de Robô feita de caixas de papelão, exatamente para um projeto de ciências. Yotsuba não sabia que era apenas uma roupa, acha que é um robô de verdade, pergunta se tinha alguma pessoa dentro dele e pergunta para o robô qual era o seu nome. Ena não deixa Miura se revelar para não estragar o fascínio e inocência da pequena Yotsuba. Então Ena apenas responde que seu nome era “Danbo” ou “Cardbo” na publicação original. Este capítulo em particular, pode ser lido aqui:  Yotsubato! 28 Vol.5

Danbo não é o foco do mangá e nem realmente relevante na história. Foi apenas uma situação dentre várias vividas pela Yotsuba. Danbo ainda apareceu em alguns poucos capítulos posteriormente. Mas bastou esta passagem no manga e sua action figure produzida pela Kaiyodo Revoltech para cair no gosto da fotografia pelo mundo afora. O curioso é que a maior parte das pessoas que realizam fotos com o pequeno Danbo, nem sabem ao certo de sua origem e nem conhecem o manga Yotsuba&!

Sobre o projeto 
Minha esposa e eu, sempre achamos muito bonitas e criativas as fotos que eram realizadas com o pequeno Danbo. Queríamos um Action Figure dele também, mas na época, era impossível para nós adquirir um. Então descobrimos que era possível fazer um de papercraft. Pegamos um molde na internet e minha esposa o montou realmente com muito carinho. O nosso Danbo é feito papel, todo tortinho, com falhas na impressão devido ao desgaste da tinta da impressora mas é exatamente por isso que gosto tanto dele. Suas falhas o deu personalidade somando ao fato insubstituível por ter sido montado por minha esposa.
 


Ele não pode ser molhado, não pode ser jogado ou atirado e preciso de muitos cuidados ou manuseia-lo. E por isso, pelas suas limitações, é que acho este projeto tão desafiador criativamente.

100 Moments with DANBO são 100 situações com ele. Geralmente vou publicar um post para situação contendo 3 fotos daquele momento com o Danbo. Até completar 100 posts de aventuras fotográficas. Publicarei as fotos aqui no site e também na minha conta no Flickr.

©Ronaldo ichi / 2015
0 Komentar